sábado, 8 de julho de 2017



RAÍZES DE ALGUNS SANTUÁRIOS 
DO NORTE ALENTEJANO

A minha comunicação deste ano no Congresso Internacional "Terras de Endovélico" será sobre as origens antigas dalguns santuários do Norte Alentejano, partindo das lendas a eles associadas e analisando alguns vestígios materiais que aí se podem observar. Decidi escolher sete que apresento em fotografia. Usarei da palavra no sábado, dia 15, pelas 16 horas, no Centro Cultural do Alandroal, município organizador deste evento já com tradição na cultura alentejana, nacional e ibérica.
Serão apresentados e estudados os seguintes santuários:
* Fraguil (Carreiras - Portalegre);
* Senhora da Redonda (Alpalhão - Nisa);
* Senhora da Penha (Castelo de Vide);
* Senhora da Estrela (Marvão);
* São Cristóvão (Portalegre);
* São Sebastião (Carreiras - Portalegre);
* e São Domingos (Fortios - Portalegre).

1 comentário:

Sara disse...

O seu blog, para quem, como eu, anda a fazer pesquisa familiar e tem muitas raízes norte alentejanas, é fantástico. Já descobri o nome actual de muitas das ruas onde moraram antepassados meus (como a rua do Bargado, em Portalegre). Há uma que continuo sem saber onde se encontrava (ou encontra, não sei se ainda terá o mesmo nome, mas não a consigo encontrar), que é a Rua do Cano, também em Portalegre. Se souber e me puder dizer, agradecia.

Sara Dias Ferreira

Pesquisar neste blogue

Etiquetas

Arquivo do blogue

PORTALEGRE: CLASSIFICAR PATRIMÓNIO, APAGAR PATRIMÓNIO             Segundo noticiou o jornal “Alto Alentejo”, na sua edição ...