terça-feira, 11 de março de 2008

CARREIRAS
segundo Maria Guadalupe Alexandre
(in Fonte Nova, de 4/3/08)


Referimo-nos, no último texto a propósito das Antas, ao Neolítico como fase do desenvolvimento das sociedades pré-históricas que implicava o sedentarismo, logo a construção de povoados.
De há muito sabíamos do de Castelo Velho no Norte do concelho de Castelo de Vide e daquele que faz parte "do complexo ocupacional dos Vidais" no concelho de Marvão.
Mas o que especialmente nos interessa é que especialmente nos interessa é que há cerca de 20 (?) anos o arqueólogo Professor Jorge Oliveira fez na zona do Veloso, Freguesia de Carreiras, uma escavação, segundo o referido investigador "pouco conclusiva", mas que permite afirmar que ali existiu um povoado Neolítico.
O Historiador encontrou várias mós e uma delas muito especial "ornamentada" com umas pequenas covas que gostaria de "voltar a estudar".
Estes achados encontram-se em Castelo de Vide, em local julgado propício para a sua conservação, aquando das descobertas.
Interessante notar que em 1992, Ana Fernandes Martins, contou a Ruy Ventura uma lenda de carácter religioso, na qual "um cabreiro... morava lá para o pé do Veloso onde era antigamente o povo...".

Agradecimentos especiais
Ao Professor Doutor Jorge Oliveira que se dignou comunicar por mail e à Drª Carla Miguéns que fielmente transmitiu a comunicação.

Bibliografia
Ventura, Ruy - Contos e Lendas da Serra de S. Mamede - Antologia Breve

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Etiquetas

Arquivo do blogue

CASTELO DE VIDE CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "Tem esta villa Convento dos Recoletos de sam Francisco fumdado e do...