sexta-feira, 18 de julho de 2008

DESPIQUE ENTRE MARIDO E MULHER (2)

Versão de Carreiras (concelho de Portalegre), recitada por Ana Fernandes Martins, nascida em 1913 e falecida em 1997. Recolhida por Maria da Liberdade Alegria Bruno em 1985. Transcrição de Ruy Ventura.


"Deus te salve mulher ingrata, 'inda estás muito bem deitada.
'tás deitada à boa vida e não queres fazer nada,
Nem o jantar me tens feito, está uma boa empada!"
"Por que é que me chamas empada? Diz-me que mal te fiz eu.
Por não ter o jantar feito, podes comer como eu,
Pois se ele não for melhor, pode ser igual ao meu."
"Tu eras mal empregada a não teres um bom jantar.
'tás deitada à boa vida, eu farto de trabalhar,
'inda me dizes, velhaca, qu' eu que t' hei-de governar."
"Se tu assim o não querias, não procuraras tal estado.
Escusava d' agora ter dois filhinhos ao meu lado.
Quer de dia quer de noite, não é pequeno o enfado."
"A grande trabalhadora, com dois filhinhos que tem...
Há tal que tem seis e sete [..........................................]
Tratim deles com' às mais e ajudim seus homens também."
"Triste de quem atura homens, deve-se vestir de graça,
Ter paciência de Job, saber tudo quanto passa.
E os homens todos são maus, todos são da mesma raça."
"As mulheres são umas santinhas, umas falsas criaturas.
Inganim os pobres homens com palavras, formosuras.
Dizem umas certas razões, são cadeias d' imposturas."
"Toma conta dos teus filhos, qu' estão de boa idade,
P'ra me saber governar, tenho boa habilidade."
"O teu pai fez muito mal não te ter metido num convento.
Porque és flor muito mimosa, faz-te mal andar ao vento."
"Não nasci para ser freira nem senhora recolhida,
Só nasci para ser tua, para me dares tão má vida.
[De] contigo ter amores eu já 'tou arrependida."
"Esta mulher é o diabo, não a faço ter prudença.
Não tens emenda na língua, e acabo-te c' a irresistença!"
"Das contas que tu me deres, tu não ficas sem quinhão:
Davas-me uma bofetada, eu dava-te um bofatão,
E vinha o diabo s' eu levava pancadas da tua mão."

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Etiquetas

Arquivo do blogue

PORTALEGRE: CLASSIFICAR PATRIMÓNIO, APAGAR PATRIMÓNIO             Segundo noticiou o jornal “Alto Alentejo”, na sua edição ...