terça-feira, 13 de maio de 2014



LITERATURA TRADICIONAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE APRESENTADA EM CASTELO DE VIDE

Na tarde do passado dia 10 de Maio, sábado, foram apresentados em Castelo de Vide os três primeiros cadernos de Literatura Tradicional da Serra de São Mamede, com recolha e organização do investigador e escritor Ruy Ventura, amigo da vila onde nasceu Salgueiro Maia, oriundo da aldeia de Carreiras e agora residente em Azeitão. A sessão teve lugar na igreja do convento de São Francisco e foi dinamizada pela Associação Grupo de Amigos de Castelo de Vide, com o apoio da Fundação Nossa Senhora da Esperança e do município local.
A iniciativa que agora tem o seu começo visa - segundo explicou o organizador - "devolver à terra o que à terra pertence". Neste momento estão já publicados os três primeiros volumes, contendo romances religiosos (I), orações, ensalmos e esconjuros (II) e lendas tradicionais. A edição está e estará a cargo da Apenas Livros, de Lisboa, com o apoio de fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Instituto de Estudos da Literatura Tradicional, da Universidade Nova de Lisboa.
A sessão, onde estiveram presentes cerca de quatro dezenas de pessoas, foi apresentada pela dra. Maria do Carmo Alexandre, presidente do Grupo de Amigos, contando também com uma intervenção do professor Joaquim Canário, membro da associação e ex-presidente da Câmara Municipal castelovidense. Além destas intervenções e da do organizador das publicações, houve ainda a partilha de experiências com vários textos da literatura tradicional da região. Entre elas destacaram-se as palavras de Emília Mena Machado, Francisco Galão e do Dr. José Calha, que alertou para a importância de reeditar obras há muito esgotadas sobre o concelho de Castelo de Vide, nomeadamente a obra de Raposo Repenicado; deixou o desafiou ao Grupo de Amigos de Castelo de Vide e à Câmara Municipal.
Os cadernos de literatura tradicional da Serra de São Mamede podem ser comprados em Castelo de Vide na loja "A Sombrinha" ou directamente à editora pelo mail apenaslivros2@gmail.com

Pesquisar neste blogue

Etiquetas

Arquivo do blogue

PORTALEGRE: CLASSIFICAR PATRIMÓNIO, APAGAR PATRIMÓNIO             Segundo noticiou o jornal “Alto Alentejo”, na sua edição ...